Respostas
Resposta:
Deixarei a capa sobre sua responsabilidade hehe. Brincadeiras a aparte e vamos no que realmente interessa, antes de explicar um movimento social especifico é importante você entender o que exatamente é um movimento social.
Explicação:
Movimento Social é uma ação que um grupo de indivíduos que unem para promover ou defender certos direitos, ideias e etc. Normalmente lutam por igualdade e fraternidade.
Não podemos falar de movimentos sociais sem citar a revolução francesa que de um modo peculiar se tornou um grande movimento social ( onde o povo se revoltou contra a coroa e defendeu seus direitos, tirando a monarquia absolutista da França.)
Um dos movimentos mais importantes e discutidos do mundo atualmente é o movimento feminista que teve seu inicio no século XIX e foi um dos cargos chefes para a revolução francesa, nessa época as mulheres estavam indignadas com seu papel na sociedade e sentiam que aquilo não estava certo. Esse movimento luta pela igualdade de gêneros, ou seja, busca adquirir liberdade para as mulheres fazerem o que bem entenderem sem precisar de um "homem para comandar" , Mas o que exatamente seria Igualdade?
Vamos usar o século XIX como exemplo para essa pergunta, durante esse tempo na historia as mulheres não tinham participações politicas ( não podiam votar) e também não tinham acesso aos estudos. O movimento feminista é dividido em 3 "Ondas". A primeira delas aconteceu no período entre o final do século XIX e o século XX, onde elas lutavam para conseguir seus direitos como citados a cima.
A segunda Onda feminista aconteceu no período entre os anos 60 e 90, nessa época as mulheres estavam sofrendo muito por causa do aumento parcial da teoria "machista" então varias mulheres foram as ruas para protestar e clamar por seus direitos.
A terceira Onda foi iniciado nos anos 90 e continua até hoje e essa onda luta pela libertação total dos direitos das mulheres.
O movimento feminista ja teve grande vitorias e vou citar as 3 maiores para você:
- 1910: criação do Dia Internacional de Luta das Mulheres, celebrado no dia 8 de março.
- 1918: publicação da lei que permitiu o direito de voto às mulheres inglesas, esse deve ter sido o maior e mais importante direito conquistado pelas mulheres.
- 1951: a Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou a Convenção nº 100 que determinou a obrigatoriedade de igualdade salarial entre homens e mulheres.
Agora sobre o movimento Negro que é um pouco mais curto que o feminista em si, mas igualmente importante, como sabemos os negros ( principalmente africanos) sofreram muito com a escravidão e com tratamentos inumanos por causa da cor de sua pele e essas foram uma das principais causas que o movimento negro surgiu, esse movimento deu seus primeiros sinais na historia aqui mesmo no brasil, durante a época colonial, onde os colonizadores portugueses traziam escravos africanos para trabalharem nas minas ou até mesmo na plantação de cana de açúcar, ele foi criado no intuito de promover igualdade para os negros e para se defenderem das violências provocadas pelo homem branco. No movimento Negro temos muitos nomes conhecidos, mas sem sombra de duvidas o mais importante para esse começo é o Zumbi dos Palmares que era o líder quilombo dos palmares, houveram muitos conflitos para em fim a escravatura no brasil ser abolida, mas o movimento não parou por ai, tivemos mais pessoas super importantes para o movimento Como Martin Luther King, Nelson Mandela e Rosa Parks.
" Cem anos atrás um grande americano, em cuja sombra simbólica nos encontramos hoje, assinou a proclamação da emancipação [dos escravos][...] Mas, cem anos mais tarde, o negro ainda não está livre. Cem anos mais tarde, a vida do negro ainda é duramente tolhida pelas algemas da segregação e os grilhões da discriminação[...] " Esse é um pedaço do famoso discurso "Eu tenho um sonho" de Martin Luther king que explica bem a situação dos negros americanos no século XX.
As maiores conquistas do movimento negro foram:
- A criação do Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
- A aprovação da Lei 12.711/2012, que cria as cotas para ingresso em cursos superiores.
A importância desses movimentos são indiscutiveis e as conquistas feitas por eles transformam nossa sociedade em algo mais proximo de uma sociedade justa e parcial.