Na literatura existem pelo menos cinco fontes de poder, que determinam ou explicam por que uma pessoa exerce poder sobre outra. Segundo Chiavenato (2004), os principais tipos são: coercitivo, de recompensa, legitimado, de competência e de transferência. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
a) O poder de recompensa tem como base o temor e a coerção, pois o liderado sabe que se não atender às exigências do líder, poderá sofrer algum tipo de punição.
b) O poder de transferência é baseado na atuação e no apelo. Isso ocorre quando o líder é admirado por determinados traços de personalidade e isso passa a ser um referencial para os liderados, popularmente conhecido como carisma.
c) O poder legitimado o liderado sabe que se executar a tarefa e atingir o objetivo que lhe foi proposto, pode obter alguma recompensa.
d) O poder de competência é devido ao cargo ou posição hierárquica que a pessoa ocupa e que lhe confere determinado poder.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
13

b. O poder de transferência é baseado na atuação e no apelo. Isso ocorre quando o líder é admirado por determinados traços de personalidade e isso passa a ser um referencial para os liderados, popularmente conhecido como carisma.

Estudos indicam que existem ao menos cinco fontes de poder responsáveis por determinar ou explicar os motivos de que uma pessoa exerce poder em relação a outra, são eles: coercitivo, de recompensa, legitimado, de competência e de transferência.

O poder de transferência se baseia na atuação e no apelo devido ao fato do líder apresentar bastante carisma e ser admirado por alguns traços próprios da personalidade e vira uma referência para seus liderados.

Bons estudos!

Perguntas similares