Respostas
Resposta:
Primeiramente...
Qual foi o objetivo real do renascimento?
Explicação:
Explicar a importância dos intelectuais no período renascentista não é simplesmente explicar “como funcionava a mente dos pensadores da época”, até porque é impossível realizar está explicação. Devemos, contudo, compreender o movimento para, através do movimento como um todo, compreender qual era o objetivo dos intelectuais contemporâneos àquele tempo.
O renascimento é um movimento que se coloca em oposição aos pensamentos medievalistas no século XV; como muitos de nós sabemos, a Idade Média era, naquele momento (mas não somente), discriminado como um período de decadência humana, visto que aquele era um momento de super imposição da Igreja e que, no início da Era Moderna (que estamos adentrando ali no século XV) começaria a ser confrontada pelo renascimento.
O sentido da palavra renascimento é como a própria palavra nos denota - o renascer -. O homem moderno começou a confrontar os pensamentos eclesiásticos em algumas áreas (quase todas), então o homem medieval foi considerado como morto para o cientificismo e agora, renascera e iria começar uma nova era.
Sem mais delongas e compreendendo que, basicamente o renascimento seria um movimento do século XV que pregava o pensamento racional e o distanciamento dos valores medievalistas, ou seja, nasceu aqui o antropocentrismo em oposição ao "arcaico" teocentrismo.
Tendo como base esse conhecimento é claramente notável que o intelectual foi imprescindível para o desenvolvimento do renascimento, visto que fora abandonada a submissão à Igreja e os homens modernos se apossaram, então, da utilização do pensamento lógico e antropocêntrico para construir sua vida dali em diante.
Sem o intelectual não haveria renascimento, não haveriam movimentos, não haveria nada.
Espero que tenha ajudado a responder a questão!
Colocar como melhor resposta ajuda muito ◉‿◉