50 PONTOS!!! Três mols de um gás ideal monoatômico realizam uma transformação a volume constante, enquanto sua temperatura eleva de 10°C para 40°C. Qual a variação de energia interna do gás (Dado R = 8,31 J/mol K)
Respostas
Resposta:
A variação da energia interna será igual a 1.121,85 J
Explicação:
Energia interna de um sistema (U) é a soma das energias cinética e potencial das partículas que constituem um gás. Esta energia é uma característica do estado termodinâmico e deve ser considerada como mais uma variável que pode ser expressa em termos de pressão, volume, temperatura e número de mols.
Para um gás ideal como não existe interação entre as moléculas, a energia interna é somente a energia cinética. Para um gás ideal monoatômico temos a equação acima.
Podemos dizer que para um gás ideal a sua energia interna só depende da temperatura e do número de mols. Desta forma quando temos o valor da temperatura e o número de mols podemos determinar a energia interna de um gás ideal. Supomos então que um mol de um gás ideal monoatômico esteja com uma temperatura de 300 K, assim sua energia interna será: