Leia a afirmação a seguir sobre o potencial de ação de uma membrana celular. “Quando o potencial de membrana ultrapassa o seu (1)_________, ocorre o chamado potencial de (2)__________ da membrana. Nesta fase, mais canais de (3)___________ são abertos, o que possibilita a entrada de ainda mais cátions (4)_________ no interior da membrana, causando uma (5)___________.”
Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, as lacunas:
a. (1) superior; (2) ação; (3) potássio; (4) K+; (5) repolarização.
b. (1) limiar; (2) ação; (3) sódio; (4) Na+; (5) despolarização.
c. (1) inferior; (2) ação; (3) sódio; (4) Na+; (5) despolarização.
d. (1) limiar; (2) repouso; (3) sódio; (4) K+; (5) despolarização.
e. (1) limiar; (2) ação; (3) potássio; (4) K+; (5) despolarização.
Respostas
Alternativa b.
Quando o potencial de membrana ultrapassa o seu (1) limiar, ocorre o chamado potencial de (2) ação da membrana. Nesta fase, mais canais de (3) sódio são abertos, o que possibilita a entrada de ainda mais cátions (4) Na⁺ no interior da membrana, causando uma (5) despolarização.
Quando um estímulo chega ao neurônio, é gerado um potencial de ação, que tem três etapas:
- despolarização
- repolarização
- hiperpolarização
Na despolarização há entrada de íons Na⁺ na célula, devido á abertura os canais de sódio, o que torna o interior da célula mais positivo que o meio exterior. Essa entrada de grande quantidade de sódio na célula estimula a abertura dos canais de potássio e o fechamento dos canais de sódio, ocorrendo a saída do K⁺ para o meio exterior, fase chamada de repolarização. Agora, o meio intracelular se torna mais negativo que o meio exterior.
A seguir, na hiperpolarização, há a saída do excesso de portássio de dentro da célula. Isso ocorre quando há um estímulo inibitório, que inibe a propagação do portencial de ação.