Um rapaz de 18 anos servindo o exército brasileiro procurou a secretaria de uma escola que oferta EJA para se matricular na Etapa II e dar continuidade aos seus estudos, pois precisava concluir o Ensino Fundamental. Ele informou que poderia ter acampamento no exército em algumas ocasiões e não teria capacidade de frequentar as aulas diariamente, caso isso acontecesse. Sabendo que o fator “tempo” na EJA é um elemento importante na vida do educando e, conforme instrução específica, o educando ao se matricular na modalidade pode optar em cursar uma ou até quatro disciplinas ao mesmo tempo, dimensionando, dessa forma, o tempo que dispõe para a sua escolarização, reflita: a) Como proceder nesse caso a fim de não prejudicar o educando? b) Como a equipe pedagógica poderá organizar a vida escolar desse educando, de forma que ele possa permanecer frequentando as aulas?
Respostas
respondido por:
1
a) A escola deve compreender as limitações do aluno em servir a pátria, porém é necessário que o aluno tenha uma carga horária mínima para conseguir seu diploma. Para isso em horários de indisponibilidade do aluno, pode-se propor exercícios extraclasses que contariam como horas de aula, bem como, consolidariam o conhecimento do aluno.
b) Deve-se promover uma educação aberta, onde o aluno poderá aprender tanto dentro como forma de aula por meio de atividades voltadas aos assuntos lecionados, com isso, pode-se garantir o conhecimento reconhecendo as limitações temporais do aluno.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás