Considere as duas situações relativas à sinalização celular:
1. A secreção de neurotransmissores nas vesículas sinápticas pelos neurônos.
2. A secreção de hormônios na circulação sanguínea pelas células endócrinas.
Quais as diferenças dessas duas situações? Contextualize a sua resposta, considerando as funções da sinalização neuronal e hormonal.
Respostas
Resposta:
A sinalização neuronal atinge apenas um grupo selecionado de outras células-alvo em um espaço físico bem determinado, enquanto a sinalização hormonal é sistêmica: qualquer célula-alvo em contato com a circulação e que expresse os receptores apropriados responderá ao sinal. A sinalização neuronal é rápida, enquanto a hormonal é lenta. A concentração dos neurotransmissores secretados nas sinapses é alta, já que eles atuam em um espaço restrito e bem definido, e a ligação de baixa afinidade aos receptores alvo já é suficiente para gerar sinal na célula vizinha. A concentração dos hormônios na circulação, em comparação, é baixa; seus receptores, assim, ligam-se com alta afinidade.
Ambos os mecanismos de sinalização, no entanto, podem ocorrer a longas distâncias: os hormônios são transportados pela corrente sanguínea por toda a extensão do organismo, e os neurônios podem sinalizar para células distantes, enviando potenciais de ação por intermédio de axônios muito longos.
Explicação: