• Matéria: História
  • Autor: lucasscarpinils
  • Perguntado 7 anos atrás

A formação das monarquias nacionais na Europa, entre os séculos XV e XVII, resultou da superação de antigas práticas feudais e do estabelecimento de novos princípios.
A partir dessa afirmação, identifique uma dentre as práticas superadas e um novo princípio estabelecimento para a formação das referidas monarquias.​

Respostas

respondido por: KelvynHenrique
5

Resposta:

Uma das principais práticas que foram superadas foi a submissão à Igreja

Ainda assim houveram outros pontos que foram abandonados pelos "homens modernos"

Explicação:

Os séculos XIV, XV e XVI foram séculos de enormes mudanças sociais no mundo; tivemos aqui a queda do medievalismo, o nascimento do renascentismo, as grandes navegações, o início do comércio marítimo, a escravização entre outras muitas coisas, mas, o que os homens modernos deixaram para trás para que essas mudanças foram possíveis?

Iniciaremos com a ideia da submissão à Igreja; o homem medieval era extremamente religioso (seu momento o forçava a isso) a Igreja era responsável não somente pelas áreas religiosas, mas também as áreas políticas dos feudos, por exemplo. Sendo assim, com o nascer da Era Moderna o homem deixou pra trás os preceitos teocêntricos e adquiriu um caráter antropocêntrico. Essa descentralização eclesiástica (vamos dizer assim) foi grande responsável pela criação do renascentismo, o qual buscava a ideia do cientificismo, ou seja, que o homem tivesse um pensamento científico e não se baseasse mais totalmente nos dogmas da Igreja.

Outra coisa que a Idade Moderna nos trouxe foi o famoso capitalismo monetarizado, o qual até causou uma parte da aspiração às grandes navegações. Em suma, este fora um momento em que nasceu a troca de produtos intermediado pelo dinheiro (mesmo que já tivesse surgido há muitos anos atrás no reinado de Dario I da Pérsia, a moeda começou a ganhar força no período pós-medieval), o que eu quero dizer com isto? Fora deixado para trás, também, o modo de economia arcaico do feudalismo.

Enfim, são diversos os preceitos, conceitos e pensamentos que o homem moderno deixou na Era Medieval para poder chegar ao seu desenvolvimento pelo século XV, além dos citados podemos inserir também, por exemplo, o fim do pensamento mítico quanto ao mar; aquele pensamento de que o mar era repleto de monstros e que a terra tinha um formato planificado sendo o horizonte o seu fim morreram junto com a Idade Media.

Espero ter ajudado a responder sua questão!

Colocar como melhor resposta ajuda muito!

°ω°

Perguntas similares