O Palácio do Louvre, apresentado na figura a seguir, deveria ter sido projetado por Bernini, mas Luís XIV recusou os três projetos apresentados pelo italiano. Formou-se, então, um comitê de três pessoas para realizar a obra, entre as quais se destacou a atuação de Claude Perrault, a quem é creditado o projeto final do Palácio. A se observar o mesmo, nota-se que se trata de um trabalho de um conhecedor da arquitetura clássica, pois o “pavilhão central é a frontaria de um templo romano, e as alas parecem os lados desse templo, trazidas para diante para constituírem um plano”. O Palácio do Louvre, juntamente com o Palácio de Versalhes, são dois ícones da produção Barroca na França."
CALDEIRA, J. R. C. História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II. Arquitetura Barroca e Arquitetura Rococó. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., Unidade 1, Seção 1, 2019.
4
Disponível em: . Acesso em: 04 fev. 2019.
Com base nas características e história do Barroco francês, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O Barroco surgiu na Itália e difundiu-se pela Europa, sendo que na França esteve dependente do trabalho do famoso monarca absolutista Rei Luís XIV (1638-1715), também conhecido como o Rei Sol.
PORQUE
II. A centralidade do poder não resumia-se às questões sociais, políticas e econômicas, mas também às culturais. O Barroco francês foi, assim como na Itália, abertamente anticlássico.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Respostas
respondido por:
7
Resposta: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa..
Corrigido pelo ava.
Explicação:
respondido por:
2
Resposta:
c.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás