Respostas
Resposta:
A Psicanálise não surgiu do vazio. Foram anos de investigação científica que levaram Freud à criação de uma teoria que possibilitou sondar o psiquismo e conceber um modelo de psicoterapia.
Sendo o próprio psiquismo o objeto de estudo por vários anos empreendido por meio da autoanálise, Freud descobriu a chave-mestra para destrancar as portas do inconsciente e revelar forças poderosíssimas atuantes sobre a consciência e o comportamento humano.
Explicação:
Schultz e Schultz (2016, p. 9) definem Zeitgeist o: "[...] clima intelectual da época [...]", considerando que o conhecimento atualmente alcançado por um determinado pesquisador é o resultado dos esforços de inúmeros outros que o antecederam, ou seja, a teoria freudiana é o resultado de inúmeras influências que Freud recebeu antes, durante e depois de sua formação em medicina na Universidade de Viena. Seu contato posterior com Charcot em Paris e Breuer em Viena e o método hipnótico utilizado por ambos para tratar a histeria são apenas alguns exemplos das influências que recebera. O horror da primeira guerra mundial também teve influência significativa no desenvolvimento da teoria, sendo o conceito "pulsão de morte" adicionado à sua metapsicologia para descrever o posicionamento da sociedade civilizada em relação à morte.