A escassez de água em São Paulo, a enchente histórica no Acre, o desmatamento da Amazônia e da Mata Atlântica, o crime humano e ambiental de Brumadinho, são notícias que constatam a magnitude dos problemas ambientais no Brasil, pelo uso ilimitado e irresponsável dos recursos naturais. Foi somente a partir de 1972, ano da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, Suécia, que os países começaram a criar órgãos ambientais e leis para regulamentar a intervenção humana sobre a natureza.

O tema ainda demoraria mais algumas décadas para chegar às salas de aula. No Brasil, a instituição da Política Nacional de Educação Ambiental, data de 1999. Com esta lei, o meio ambiente passou a ser um tema transversal obrigatório dos currículos escolares.

A partir da leitura deste texto, das videoaulas com os temas: a inclusão da Educação Ambiental na Escola e a transversalidade na Educação Ambiental; do livro da disciplina e de seu senso crítico, escreva um texto (de no mínimo 12 linhas), abordando os seguintes assuntos:

a) De acordo com o Política Nacional de Educação Ambiental, a Educação Ambiental (EA) não é uma disciplina do currículo formal, mas deve ser trabalhada como tema transversal. O que é a transversalidade na educação? Como ela pode ser praticada na Educação Ambiental?
b) Os professores estão preparados para trabalhar com a temática ambiental em seu currículo?
c) A proposta dos (Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) é de incluir a Educação Ambiental (EA) em todos os níveis de ensino de modo diferenciado e de acordo com o nível que o educador está trabalhando.

Escolha um dos níveis de ensino e relate sua forma de abordagem como futuro Gestor Ambiental na perspectiva da Transversalidade.




Respostas

respondido por: LarissaMoura3
7

a. A transversalidade na educação consiste em um ensino relacionada a práticas educativas referentes a temáticas de valores sociais, ou seja, são importantes para a sociedade. Um exemplo é a educação ambiental que deve ser abordada de maneira prática.

b. A grande parte dos professores se encontram preparados para o trabalho relacionada à temas ambientais em seus currículos, pois não se falta informações sobre o assunto.

c. A proposta dos PCN’s a respeito da inclusão da educação ambiental é bem próxima da realidade atual que vivemos, pois pode variar de acordo com o nível estudantil que o profissional trabalha.

Bons estudos!

Perguntas similares