QUAIS SÃO AS DIFICULDADES E AS POSSIBILIDADES DE ORGANIZAR O TRABALHO PEDAGÓGICO COM BASE NAS TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS?
Respostas
Uma das principais dificuldades reside na mentalidade de diversos professores e educadores, geralmente mais conservadores que ainda encontram-se dentro do modelo tradicional, cujas características são a alienização do estudante.
Além disso, alguns discursos mostram uma possível falsa ideologia ou doutrinação das escolas, o que impede a autonomia dos educadores em promover uma educação progressista, que seria muito mais positivos aos alunos.
Resposta:
Explicação:O trabalho pedagógico com base nas tendências progressistas, questiona concretamente a relações do homem com a natureza e com outros homens, visando uma transformação, já que parte de uma análise crítica da realidade social, acentuando a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, buscando assim a emancipação humana. Tomando estas tendências como base, a educação escolar deve recuperar sua unidade através de uma perspectiva integradora. Na verdade, é dessa integração que resultarão os princípios de um novo projeto de fazer pedagógico. Sem essa dimensão explícita da ação pedagógica escolar – a perspectiva integradora no ato educativo -, a escola deixa de ter sentido.
Não podemos perder de vista que numa sociedade de classes, o saber (também produzido no e pelo sistema educacional) relaciona-se intrinsecamente com o poder e dominação. Se a educação apenas reproduzir essa sociedade, dificilmente possibilitará a ascensão da classe dominada ao poder, para que estas tenham, enfim uma vida digna, produto de sua luta consciente por oportunidades iguais.
A prática educativa é um constante exercício em favor da construção e do desenvolvimento da autonomia de professores e alunos, não obstante transmitindo saberes, mas debatendo significados, construindo e redescobrindo os mesmos, pois temos a necessidade de aprender e também de ensinar, intervir e conhecer. Construir uma nova sociedade pode ser também construir novas relações e consciências e o professor tem uma grande arma em suas mãos.