No que diz respeito à responsabilidade social das organizações, há dois vieses: contra e a favor. Nos argumentos contra, há quem diz que existe uma certa despreocupação com a justiça social, uma vez que esse argumento defende que a tarefa da organização é otimizar o lucro do acionista (proprietário) através do bom uso dos recursos organizacionais e na tese de que a organização não deve assumir diretamente a responsabilidade social. Por outro lado, os argumentos a favor, ao defender a responsabilidade social das organizações, argumenta que essa responsabilidade anda lado a lado com o poder social, e que as empresas têm o dever de assumir uma responsabilidade social correspondente à sua potência. As organizações ainda devem estar abertas aos problemas sociais, e em contrapartida, a sociedade deveria apreciar as ações voltadas para a responsabilidade social.
Diante das definições acima, com base nos estudos sobre responsabilidade social da organização, analise as asserções a seguir:
I. A função da organização é majoritariamente maximizar os lucros, pois não há como saber se seus gestores tem a capacidade de discernir o que de fato é de interesse social.
Porque
II. O ônus trazido por ações sociais seria, sem sombra de dúvidas, repassado ao consumidor final.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
I e II são falsas.
I) ERRADO. Porque, na verdade, as ações de Responsabilidade Social são capazes de contribuir para a melhoria da imagem organizacional (o que significa ganho de reputação).
II) ERRADO. Na verdade, não há que em desvantagens (ônus). Porque as ações sociais são capazes de contribuir para a redução dos problemas da sociedade. Nesse sentido, a Responsabilidade Social é vista como um conjunto de programas e ações (realizados por empresas e governo) que são capazes de reduzir as mazelas da sociedade.
Como exemplo de um programa de Responsabilidade Social, podemos destacar: coleta de brinquedos (em toda a comunidade) para doação em ONG's que cuidam de crianças órfãs.
Lute e conquiste os seus objetivos!
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta:
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
gestores tem a capacidade de discernir o que de fato é de interesse social!
as ações sociais trabalhadas pelas organizações são repassadas para o consumidor final que nada mais é que a sociedade.