Respostas
A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.
Outro agravante da inversão térmica é que a camada de ar fria fica retida nas regiões próximas à superfície terrestre com uma grande concentração de poluentes. Sendo assim, a dispersão desses poluentes fica extremamente prejudicada, formando uma camada de cor cinza, oriunda dos gases emitidos pelas indústrias, automóveis, etc.
R: A inversão térmica é quando você tem uma cidade que passou a produzir muitos gases e uma poluição muito intensa, o que geralmente esses gases seriam provenientes de uma combustão, o que significa que eles são responsáveis pelo ar quente central.
Nela você vê que o ar quente não deveria estar ali e sim mais abaixo e por estar nessa camada central, no meio, ele impede que o ar frio consiga subir e assim há a inversão térmica, onde o ar quente, o ar frio e o mais frio se inverte e vira ar frio, ar quente e ar frio.