• Matéria: História
  • Autor: lucasvitoriano
  • Perguntado 9 anos atrás

texto resumidao sobre a refelxao da crise de 1929


lucasvitoriano: karine me ajuda na minha ultima perguntaa
lucasvitoriano: karine me ajude na minha ultima pergunta

Respostas

respondido por: KarineFernandes83
3


Após o término da Primeira Grande Guerra, os Estados Unidos, haviam se tornado o país mais rico mundialmente. Liderava as produções que dependiam de aço, carvão, petróleo... com opulentas fábricas automobilísticas.

Nos anos 20, ocorreu um aumento no consumo dessas mercadorias fazendo com que as empresas criassem mais "bens de consumo". O que levou muitos estadunidenses a comprarem ações em várias empresas.

Todavia em 1929, o acontecimento de uma Superprodução Agrícola: excedente na produção de inúmeros materiais, em destaque do trigo. A Redução do Consumo: A maior parte dos norte americanos não havia, economicamente, acompanhado o crescimento das indústrias, logo não detinham poder aquisitivo para consumir muito. O Livre Mercado permitiu que cada empresa atuasse da forma que bem intendesse, seguindo os ideais do liberalismo, como a frase de Adam Smith ("uma mão invisível que regula o mercado" sem a intromissão do Estado).A Queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque afetou o mundo capitalista por inteiro, inclusive houve a quebra de outras bolsas em outros países(Alemanha-Berlin, Reino Unido-Londres), por consequência. Essa crise reduziu o nível de importação elevando a taxa de exportação. Os EUA possuíam mercadorias "encalhadas", desprovidas de possíveis compradores. Muitos estadunidenses que haviam comprado ações ficaram desempregados.

Em 1930, com a eleição de Roosevelt, foi emergido um plano chamado de New Deal, que pretendia, a princípio a intromissão do Estado na ECONOMIA.


Perguntas similares