2)
Leia o trecho a seguir:
"A educação jesuítica teve início em 1549, com a Companhia de Jesus, representante da igreja católica, fundada por Inácio de Loyola, em um contexto de reação da igreja católica à Reforma Protestante, sendo a protagonista do início de nossa história educacional [...] Inicialmente, os objetivos da Companhia Jesuítica fundamentavam-se em catequizar a partir do catecismo brasílico, constituído pelos sete sacramentos, os dez mandamentos, orações do Pai-Nosso e Ave-Maria e dos pecados veniais e mortais; e educar os índios, ensinando as primeiras letras (em português e tupi), como também a propagação da concepção de mundo da civilização ocidental cristã. "
(ALMEIDA, Wilson Ricardo. A Educação Jesuítica no Brasil e seu legado para a educação da atualidade. Revista Grifos. N. 36/37 – 2014. p.119)
A Respeito da chegada dos Jesuítas no Brasil Colônia e sua relação com os indígenas, assinale a alternativa correta:
Respostas
Você esqueceu as alternativas.
a)
Reconstruir as relações comunitárias e identitárias nos quilombos e fora deles.
b)
Naturalizar o processo de opressão/submissão e da desigualdade.
c)
Resgatar suas expressões culturais e religiosas.
d)
Formar homens críticos que busquem a própria libertação.
e)
Construir a autonomia que favorece a libertação pela rebeldia.
Agora podemos:
A alternativa A está correta.
O método utilizado pelos jesuítas o Ratio Studiorum surge como coletânea fundamentada do colégio Romano, visando unificar o projeto pedagógico da época.
Além disso, no que tange essa relação com o Brasil, vemos que o Ratio Studiorum era idêntica à das nossas escolas do Brasil contemporâneo, visto que os alunos aprendiam em salas de aulas, divididos em classes realizando provas, que permaneceram em vigor até a expulsão dos Jesuítas do Brasil.
Resposta : c)
A evangelização dos índios pretendia a propagação da fé, formando-os bons cristãos, visando conseguir mais adeptos ao catolicismo.