A maioria das gramíneas forrageiras tropicais é afetada pela dormência das sementes, a qual pode dificultar a determinação da sua qualidade fisiológica e a emergência das plântulas no campo e o estabelecimento de pastagens. A quebra da dormência envolve uma mudança de estado metabólico na semente que permite ao embrião reiniciar o crescimento. Em se tratando de quebrar a dormência artificialmente, diversos mecanismos estão envolvidos neste processo, dependendo do tipo de dormência exibido. Marque a alternativa correta que descreve o processo escarificação para quebra de dormência das sementes. Escolha uma: a. Método químico, feito geralmente com ácidos, que possibilita as sementes executar trocas com o meio, água e/ou gases utilizando tratamento por abrasão. b. Sementes não hidratadas passam por um tratamento a altas temperaturas, cujo número de ciclos e tempo de exposição irão variar de acordo com a espécie. c. Consiste na submissão das sementes hidratadas em temperaturas alternadas, variando de temperaturas em torno de 30 ºC, com temperaturas inferiores. d. A semente que geralmente apresenta dormência fisiológica e morfológica, passa por um processo de hidratação a baixas temperaturas. e. Neste procedimento, a semente é embebida em solução contendo alguns tipos de fitormônios, como a giberelina, por exemplo.
Respostas
respondido por:
27
Resposta:
a. Método químico, feito geralmente com ácidos, que possibilita as sementes executar trocas com o meio, água e/ou gases utilizando tratamento por abrasão.
Explicação:
respondido por:
10
Resposta:
Método químico, feito geralmente com ácidos, que possibilita as sementes executar trocas com o meio, água e/ou gases utilizando tratamento por abrasão.
Correto pelo AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás