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Carimbó
Surgida na zona do Salgado, o carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena que se miscigenou e recebeu outras influências das culturas africana e europeia. Sua forma tradicional é acompanhada por tambores feitos com troncos de árvores, bem como da presença dos maracás.
Na década de 1970, o gênero passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, sofrendo influências do merengue e da cúmbia, com a adição de instrumentos elétricos (como a guitarra).Visto até então como música marginal, o carimbó passou a ser aceito em ambiente urbano a partir de 1971, com os LPs de Pinduca, de Mestre Verequete, Mestre Cupijó e outros artistas paraenses lançados, se tornando em poucos anos uma verdadeira febre em Belém e até em outros estados brasileiros. Mais tarde, influenciou novos ritmos como a lambada e o zouk.
Guitarrada e Lambada
Embora exista muita controvérsia em torno do seu criador, sabe-se que a lambada surgiu na década de 1970 e conquistou o público com sua mistura do carimbó com a música metálica e eletrônica do Caribe. O gênero tornou-se mundialmente conhecido na década seguinte, quando empresários franceses lançaram o grupo Kaoma, com grande repercussão no exterior e depois no Brasil, o que impulsionou o lançamento de novos artistas, como Beto Barbosa, Márcia Ferreira e Manezinho do Sax. No entanto, após a superexposição, a lambada voltou a ser um ritmo marcadamente de conhecimento regional.
Já a guitarrada é um gênero musical paraense genuinamente instrumental nascido da fusão do choro, do carimbó e da cumbia além do movimento jovem guarda, entre outros. Criado por Mestre Vieira, é um ritmo cujo solista é a guitarra elétrica.
Lundu marajoara
O lundu marajoara é uma vertente surgida na Ilha do Marajó da dança brasileira lundu, criada a partir dos batuques dos escravos bantos trazidos de Angola e dos ritmos portugueses.
Siriá
Originária de Cametá, o siriá é uma dança brasileira considerada uma expressão de amor, de sedução e de gratidão para os índios e para os escravos africanos ante um fenômeno tido como sobrenatural e milagroso.
Utiliza-se dos mesmos utilizados na dança do carimbó, embora com maiores e mais variadas evoluções.
Seu nome deriva de siri, influenciado pelo sotaque dos caboclos e escravos da região.
Tecnobrega
O tecnobrega tem suas raízes no brega tradicional, quando se formou o movimento do gênero no Pará na década de 1980. Nos anos seguintes, com a incorporação de novos elementos à sua tradição, o estado foi o berço de subgêneros como o bregacalypso, notadamente influenciado pela música caribenha.
Mas foi em 2002, com a fusão com a música eletrônica, que nasceu na periferia de Belém o tecnobrega. Embora marginalizado das grandes gravadoras e dos meios de comunicação de massa, o tecnobrega criou novas formas de produção e distribuição, com suas festas das aparelhagens com DJs, produtores caseiros e venda alternativa de CDs através de camelôs, para uma difusão mais rápida das músicas e de acordo com o artista.
Calypso
O Calypso é um ritmo paraense que surgiu em Belém do Pará em meados da década de 1990, refinado do brega. Tem a influência de ritmos regionais do Pará como: lambada, carimbó, guitarrada, siriá em fusão com calipso, ska, reggae e rock and roll.
Entre os principais ritmos e músicas paraenses podemos destacar o carimbó. Popular entre os nortistas e nordestinos é uma dança de roda típica da porção nordeste do estado do Pará.
O tecnobrega também é um dos ritmos muito apreciados por essa parte da população brasileira. Em geral essas músicas contam histórias de desilusões amorosas, da vida levada pelo povo do sertão e de lutas feministas.
A partir do tecnobrega outros ritmos também foram criados, como é o caso do brega funk. Este é considerado um subgênero do funk carioca, porém traz elementos muito característicos do tecnobrega. O ritmo tem origem na cidade de Recife, no estado de Pernambuco, mas já conquistou adeptos em todo o país.
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