• Matéria: História
  • Autor: Kauamtt
  • Perguntado 7 anos atrás

Duas razões que levaram os EUA a detonarem as bombas atômicas sobre as cidades japonesas ?

Respostas

respondido por: jozyxavier2002
0

Resposta:

1° : O interesse do Japão era afastar definitivamente a presença americana do continente asiático (os EUA possuíam bases militares nas Filipinas).

2°: porque antes teve um ataque japonês à base naval estadunidense de Pearl Harbor.


KelvynHenrique: Acho que possa ter havido um erro de compreensão da pergunta, a questão se refere aos motivos estadunidenses para bombardear Hiroshima e Nagasaki.
respondido por: KelvynHenrique
0

Resposta:

• Rendição Japonesa na Guerra

• Afirmação de poder para com a URSS.

Explicação:

Basicamente esses dois tópicos foram os principais incentivos americanos com as bombas de Hiroshima e Nagasaki.

• Rendição Japonesa na Guerra

Mesmo com a queda do grande Adolf Hitler, o Japão não se rendera ao fim da guerra, o peculiar aqui foi que o Japão iria agora ficar sozinho contra as grandes potências (EUA e URSS), para que ocorresse a rendição japonesa, os EUA, mesmo que de forma desnecessária, lançou as três bombas atômicas no território japonês (lembrando que a terceira bomba não explodiu), mas sinceramente... Será que precisava disso? o que nos faz chegar a outro tópico:

• Afirmação de poder para a URSS

Com o fim da guerra graças às duas maiores potências no mundo naquele momento fica a questão: Quem, afinal, é a maior potência? EUA ou URSS? A necessidade de afirmação de poder por parte dos Estados Unidos fez com que o bombardeio das cidades japonesas parecesse viável aos olhos deles, não simplesmente, mas também para dizer aos soviéticos "Nós temos poder!", o que teria acarretado na tão famosa guerra fria.

Espero ter ajudado na questão!

Colocar como melhor resposta ajuda muito!

◠‿◕

Perguntas similares