• Matéria: Geografia
  • Autor: lucascarvalho9ownddj
  • Perguntado 7 anos atrás

a íntegração de países em blocos econômicos surgiu com que objetivo?

Respostas

respondido por: jennifercesarpd1tlw
0

Explicação:

A formação de blocos econômicos tem por objetivo criar condições para dinamizar e intensificar a economia num mundo globalizado. Em todas as modalidades de blocos econômicos, o intuito é a redução e/ou eliminação das tarifas ou impostos de importação e exportação entre os países membros.

Na tentativa de expansão do mercado consumidor, as nações visam integrar a blocos econômicos que flexibilizem as relações comerciais em escala internacional. Os acordos têm o propósito de estabelecer tratados para uniformizar as ações fiscais em termos de diminuição ou isenção de impostos sobre as mercadorias e os serviços comercializados entre os países membros.

Os blocos econômicos não ficam restritos apenas à redução ou abolição de tarifas alfandegárias, podendo proporcionar a livre circulação de pessoas entre os países membros de um determinado bloco.

Conforme suas características, os blocos econômicos podem ser classificados da seguinte forma:

Zona de livre comércio – acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).

União aduaneira – além de reduzir ou eliminar as tarifas comercias entre os países integrantes do bloco, regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco através da TEC (Tarifa Externa Comum). Exemplo: Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

Mercado comum – proporciona ainda a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. Exemplo: União Europeia (UE).

União econômica e monetária – evolução do mercado comum. Os países adotam a mesma política de desenvolvimento e uma moeda única. É o atual estágio da União Europeia.

Atualmente, os principais blocos econômicos são:

APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.

ASEAN – Associação das Nações do Sudeste Asiático.

CARICOM – Mercado Comum e Comunidade do Caribe.

CEI – Comunidade dos Estados Independentes.

CAN – Comunidade Andina.

MCA – Mercado Comum Árabe.

MERCOSUL – Mercado Comum do Sul.

NAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do Norte.

SADC – Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento.

UE – União Europeia.

.

.

.

.

.

.

.

•espero ter ajudado!bons estudos!

Perguntas similares