Respostas
Desde o Quinhentismo, a população indígena sofre com a dominação externa em suas terras. Segundo o censo IBGE 2010, essa gente corresponde a aproximadamente 0,47% da população no país, deixando claro que mesmo com o passar dos anos, o governo que é responsável por esse assunto, não demonstra uma devida importância, menosprezando esse povo que foi tão importante na história do Brasil.
Pero Vaz de caminha, em suas cartas na chegada dos portugueses às terras indígenas, mostra o quão esse povo era presente em grande parte no Brasil antes do mesmo ser colonizado, porém que foi decaindo com o passar do tempo. Além disso, também é visto hoje em dia pessoas querendo urbanizar o índio, fazendo obras aonde o local pertence à população indígena e forçando-os a migrar para cidades que não são acostumados e acabam vivendo de forma precária nas ruas.
Com a migração obrigatória desse povo, muitos acabam indo morar nas ruas, e nas melhores condições trabalham. Entretanto, visto que a maioria não te formação educacional, acabam sendo forçados ao trabalho escravo com pequenos salários e maus tratos. Conforme D. João VI, o Brasil seria mais desenvolvido do que a europa com o passar dos anos; porém, hoje em dia é necessário que o país desenvolva em respeito, educação e conhecimento da história nacional antes de qualquer outra coisa.
Em virtude disso, é necessário retomar a importância do povo indígena na sociedade brasileira. Nesse caso, o governo tem que demonstrar mais importância desse povo impedindo obras ou aplicação de fábricas e afins no meio indígena que forçam a migração obrigatória dos mesmos. Conscientizando a sociedade com palestras em faculdades e escolas, pode-se dizer que D. João VI estivesse certo ao menos em desenvolvimento cultural, educacional e no respeito.