Faça uma resenha sobre as duas formas de governar, segundo Platão e Aristóteles e compare com a forma de governar atualmente.
Respostas
Aristóteles divide as formas de governo em puras (monarquia, aristocracia e república) e impuras (tirania, oligarquia e demagogia), que são as deformações das formas puras, na medida em que perseguem o interesse de uma ou várias pessoas. As formas de governo indicadas por Platão são: aristocracia, oligarquia, timarquia, democracia e tirania.
Entre as semelhanças de ambos os filósofos, aparece o facto de que consideravam que a democracia era uma forma pura de governo, ainda que não a excludente da que preferiam.
Ambos os filósofos estabeleceram um modelo ideal de governo que não representa diferenças marcantes de espírito; o fundamental que Platão estabelece o sistema de reis-filósofos enquanto que Aristoteles argumenta que o poder deve estar nas mãos dos cidadãos-filósofos.
As suas concepções políticas serviram de base para as futuras gerações para o desenvolvimento de ideias mais elaboradas, hoje, quase todas as civilizações ocidentais tiveram que coexistir com as diferentes formas de governo que estas representam, desde a própria época da decadência grega até à nossa dias.