Respostas
Resposta:
A Política de Valorização do Café na verdade foi uma série de medidas econômicas adotadas pelo governo federal para tentar conter a desvalorização do café no mercado internacional. O maior exemplo disso foi o Convênio de Taubaté de 1906. As crises de superprodução de café já vinham acontecendo deste a última década do século XIX (1890). Estas medidas econômicas adotadas durante a República Velha beneficiaram apenas os proprietários de terras que se dedicavam a esta atividade.
todo mundo queria produzir café. Cada hectare de terra seria totalmente utilizado para produzir café. Imagine vários proprietários de terra espalhados pelo Brasil fazendo a mesma coisa. O resultado foi uma super oferta de café no mercado brasileiro a partir de 1896.
Neste momento passa a valer a velha e conhecida lei da oferta e da procura.
A desvalorização da moeda nacional provocava a valorização dalibra esterlina. Nesta situação a libra esterlina ganha poder de compra no mercado brasileiro.
Dessa forma, os produtos brasileiros, principalmente o café, ficavam mais baratos no mercado internacional. Esta era uma situação ideal para os estrangeiros efetuarem a compra de produtos agrícolas no Brasil.
Tentei resumir desculpe se ficou confuso qualquer dúvida pode perguntar, espero ter ajudado.
Explicação:
- O café era algo tão grandioso que a suas valorização foi aclamada
- O café era muito caro
- Indústrias surgiram com a comercialização do café e ferrovias para o transporte dele
Governo visava favorecer agricultura e o comércio de café.
a indústria sofria as conseqüências da política determinada em função do café. tornava-se necessário manter baixo o valor da moeda nacional
A moeda nacional ia sendo desvalorizada e os produtos de fora do país ficavam cada vez mais caros