O cientista social britânico Alfred Reginald Radcliffe-Brown (1881-1955), tido como um dos maiores expoentes da Antropologia por ter desenvolvido a teoria do funcionalismo estrutural, imbuído da defesa de Malinowski à pesquisa de campo, propunha combiná-la também ao trabalho de gabinete.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:
A tarefa seria articular os métodos histórico e comparativo nos estudos antropológicos.
PORQUE
O estudo comparado possibilitaria, por sua vez, a identificação de regularidades e a proposição de leis gerais para fenômenos recorrentes ou similares.
Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
a.
as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
b.
a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
c.
as duas são falsas.
d.
as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
e.
a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
Respostas
Sobre o funcionalismo estrutural, é CORRETO afirmar que
d. as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
O funcionalismo estrutural tornou a antropologia social como uma ciência que deveria ser desenvolvida nos moldes das ciências naturais, pois defendia que a sociedade funcionava de acordo com leis que podiam ser identificadas.
Utiliza o método comparativo das provas das pesquisas de campo para analisar os “sistemas culturais totais” procurando princípios universais para as sociedades humanas, pois “o trabalho de campo deve buscar os princípios estruturais abstratos e os mecanismos de integração da sociedade”.
Bons estudos!
Resposta:
as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
Explicação:
A tarefa seria articular os métodos histórico e comparativo nos estudos antropológicos. GEROU O estudo comparado possibilitaria, por sua vez, a identificação de regularidades e a proposição de leis gerais para fenômenos recorrentes ou similares.