• Matéria: História
  • Autor: gabrieloliv05
  • Perguntado 7 anos atrás

Em 7 de outubro de 2016, a Netflix lançou um documentário intitulado “A 13ª emenda”, que busca mostrar a profunda relação entre a escravidão nos Estados Unidos e o sistema penitenciário atual.

A 13º emenda à Constituição, promulgada em 1865, decretava o fim da escravidão em todo território estadunidense. No entanto,

A
o impacto da nova lei foi quase imperceptível.

B
atualmente esta lei não é mais discutida.

C
leis racistas e segregacionistas foram mantidas por muito tempo.

D
esta emenda foi contestada por sulistas, que conseguiram sua anulação.

E
os grupos radicais não permitiram sua efetivação.

Respostas

respondido por: martinkoliveira
13

O porém que havia na 13º emenda à Constituição, promulgada em 1865, que decretava o fim da escravidão em todo território estadunidense, está apresentado na letra A) o impacto da nova lei foi quase imperceptível.

Como antes da abolição da escravatura nos Estados Unidos os negros eram considerados escravos, ou seja, eram vistos como mercadoria, para muitos brancos era inaceitável que os negros então tivesses os mesmos direitos que eles. A partir disso, começaram as primeiras tentativas de implementação das políticas segregacionistas, motivadas pelo racismo extremo, e os espaços públicos eram normalmente separados entre negros e brancos.

Nesse contexto, iniciaram os "black codes", que eram como leis de determinadas regiões que legitimavam essa separação entre brancos e negros.

Além disso, os negros continuaram trabalhando nas fazendas em condições desumanas, pois não conseguiam obter qualquer emprego fora de lá.

Ou seja, mesmo que a escravidão tivesse fim, os negros ainda não tinham posição de igualdade em relação aos brancos, e isso se deve ao racismo que está intrínseco na sociedade até os dias atuais.

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/6695578

Anexos:
Perguntas similares