Respostas
Platelmintos são vermes do filo Platyhelminthes, essa ramificação agrega em torno de 20 mil espécies de animais acemolados. A característica dos platelmintos mais marcante, e que define o visual dessas criaturas de maneira bem singular, é o seu corpo achatado dorso-ventralmente.
O filo dos platelmintos recebeu esse nome porque corresponde etimologicamente ao grego, platys, plano, achatado, e helminthes, verme.
Classes dos platelmintos
Essas especies de vermes platelmintos são agregadas em três tipos principais: Turbellaria, Trematoda e Cestoda.
Conhecidas popularmente como planárias, a classe Turbellaria (turbelários) é composta por espécies de vida livre (isto é, não são parasitas). Falaremos mais sobre as planárias mais adiante, quando tratarmos da estrutura corporal dos platelmintos.
A classe Trematoda (trematódeos) apresenta características de ectoparasitismo, vivendo assim na parte externa do corpo de hospedeiros, e também endoparasitismo, habitando dessa forma dentro dos hospedeiros.
Os vermes chamados de tênias classificam-se dentro da Cestoda (cestoides). Elas são endoparasitas que habitam o intestino de animais vertebrados.