• Matéria: Sociologia
  • Autor: alexgustavo31
  • Perguntado 7 anos atrás

Apesar de sabermos que os crimes de colarinho branco são muito mais ofensivos, por qual motivo as penas para eles ainda são menores que as penas para crimes contra o patrimônio, como o furto? Não deveria ser o contrário?

Respostas

respondido por: dbrclx
2

   Os crimes de colarinho branco são os que mais causam prejuízo à sociedade, uma vez que ao desviarem dinheiro público, o que ocorre em regra nestes crimes, eles acabam por roubar o dinheiro que seria utilizado no hospital público, na segurança pública, na educação, bem como nos demais setores de um Estado.

   As penas para estes crimes, em sua grande maioria, são baixíssimas, uma vez que a necessidade de reprimenda penal necessária a estes tipos de conduta se comparada a outros crimes menos gravosos com penas maiores.

   Deveria ser o contrário, as maiores penas imputadas pelo Estado deveriam caber a quem desvia ou rouba dinheiro público, todavia, as casas legislativas brasileiras acharam por bem de não fazer assim, motivo pelo qual entende-se que pode haver um certo temor em criminalizar mais gravosamente condutas que podem lhes atingir.

Perguntas similares