Na sociedade moderna, pensadores como Durkheim, Marx e Weber se destacaram por suas teorias voltadas para a análise das relações sociais através da perspectiva do indivíduo como um ser social e como ele se relacionava com as transições para a nova sociedade baseada no capitalismo. Com a entrada da era contemporânea ou pós-moderna, passamos da fase de transição para a incorporação e desenvolvimento das estruturas e das novas formas de relacionar vindas da era moderna, muitas vezes intermediadas pela tecnologia. Dessa maneira, surgiram novos temas para as análises sociológicas, pelos quais muitos autores passaram a se dedicar. VALENCIANO, Tiago; AGUIAR, Gilson Costa de. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá, PR: UniCesumar, 2019. Dentre um dos temas principais dedicados à sociedade contemporânea, pode-se destacar: Alternativas Alternativa 1: Com a globalização e o aumento da produção de mercadorias, as sociedades estão conseguindo atingir níveis melhores de igualdade entre os indivíduos através do consumo de bens. Alternativa 2: As análises sociológicas perderam o sentido após a era moderna, uma vez que as relações e as transformações sociais foram mais intensas na transição para a modernidade, o que estamos vivendo é apenas o desenvolvimento delas. Alternativa 3: A sociedade de consumo advinda da revolução industrial e tecnológica mudou a forma das pessoas se relacionarem com a sociedade e com isso, a construção da identidade passou a ser pautada em outros fundamentos, como o acúmulo de riquezas. Alternativa 4: A sociedade de consumo não interfere na criação de identidades sociais, uma vez que diz respeito apenas ao modo de produção do sistema econômico e não tem influência nas relações sociais e nem da maneira como o indivíduo enxerga o mundo. Alternativa 5: Na sociedade pós-moderna, o tema da identidade não é mais preocupação dos pensadores, uma vez que cada nação durante a modernidade conseguiu construir um espírito nacional e por isso, mesmo com a globalização, essa característica não se perdeu.
Respostas
respondido por:
5
Alternativa 3.
Naquele período em que a revolução industrial entrou em ascensão, o meio rural passou a ter um desenvolvimento mais lento que o crescente nas metrópoles, marcando uma grande diferenciação entre os dois espaços.
Podemos traçar um paralelo da Revolução Industrial e as fases que a seguiram com o pensamento acerca do liberalismo, que parte do pressuposto que a organização da sociedade deve pertencer a civilização e a busca por melhores condições.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás