Respostas
Resposta:
As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante.
Explicação:
Resposta:
Função emotiva e função fática. Função fática e função referencial.
Função emotiva e função metalinguística.
Explicação:
Emotiva: A função emotiva, nosso objeto de estudo, é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, isto é, uma mensagem na qual é encontrada toda a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa.
Fática: Exemplos de Função Fática. Quando, no decorrer de uma conversa, nós emitimos sons como “hum-hum”, por exemplo, esta função fática está presente. ... Ainda, nas conversas telefônicas, também costumam ser pontuadas por expressões como “Está me ouvindo?”, em que se testa o canal (no caso, a linha telefônica).
Referencial: A função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.
metalinguística: É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem. Exemplo: Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.