• Matéria: História
  • Autor: gugafaby
  • Perguntado 7 anos atrás

preciso de um resumo sobre os limites da democracia grega​

Respostas

respondido por: poneizinho123
2

Resposta:

O período classico estendeu-se entre 480 a.C. e 390 a.C.,dominado por Atenas e Esparta.Cada uma das cidades desenvolveu um sistema político:oligarquia militarista em Esparta e aristocrata em Atenas.

       Tudo comça com o Império Persa conquistando a cidade dos medos, não pararam assim conquistando cidades gregas da Asia Menor.Esparta e Atenas dão apoio as cidades gregas contra os persas, mas é um apoio que não é sulficiente pois vendo assim já estavam derrotados pelo domínio persa.Sendo assim muitas cidades são invadidas até que os persas e atenienses se encontram tendo assim vitoria ateniense mesmo que estava em desvantagem númerica.

        Dario morrem em 485,tinha preparado a desforra deixando assim a tarefa ao sue filho Xerxes I que invadiu a Grécia em 480 a.C. Sendo assim vendo a invasão os gregos esquecem a diferença e estabelecem uma aliança entre 31 cidades em Esparta e Atenas estão.As forças de Esparta conseguem por um tempo bloquear o domínio dos persas na Batalha das Termópilas mas nem tanto a invasão de Ática,o general optou por recuar Ática onde Atenas conseque uma vitória sobre os persas em Salamina. Em 479 a.C. os gregos confirmam a sua vitória desta feita na Batalha de Platéias. A frota persa foge para o mar Egeu, onde em 478 a.C. é vencida em Mícale.

Explicação:

Mulheres:

     As mulheres em Atenas tinham menos liberdade do que em Esparta.Elas se casavam entre 15 e 18 anos conforme as escolha dos pais.Depois do casamento tinham de prestar obediencia aos maridos,as mais ricas ficam em um canto da casa chamada gineceu, as mais pobres tinham de trabalhar.Os marido tinham o direito de devolvelas em caso de adultério ou esteleridade.

Escravos:

    O direito grego considerava os escravos uma pessoa que tinha direito a proteção e a mercadoria.Eram vendidos em cidades de Atenas "cidades comerciais" até mesmo as famílias mais pobres tinham de ter pelo menos um escravo.As tarefas domésticas parecem ter sido uma das poucas atividades rejeitadas pelos cidadãos. O escravo urbano ocupava-se nas tarefas de produção domésticas. Buscava os gêneros 

alimentares na propriedade senhorial ou comprava-os no mercado e preparava os alimentos. Fiar, tecer, e 

confeccionar vestimentas eram outras importantes atividades, principalmente da escrava. Estas tarefas eram 

dirigidas pela senhora da casa; não raro, o escravo ocupava-se, alternadamente, no trabalho doméstico urbano e na parcela agrária senhorial, se a distância permitisse.As grandes obras e as minas também eram trabalhos onde se exercia bastante o comerci de escravos.

Estrangeiros:

   Os estrangeiros residentes em Atenas dedicavam-se ao artesanato e ao comércio.As leis atenienses proibiam aos estrangeiros a compra de terras ou a participação no governo.Seu grupo era chamado de metecos.

Perguntas similares