Respostas
Usina hidrelétrica é uma construção que utiliza o fluxo das águas fluviais para gerar energia elétrica. Para a construção de uma hidrelétrica, necessita-se do represamento das águas de um rio, que pode ocupar uma área com grandes extensões. Com isso, a água acumulada exerce certa pressão e, ao passar pelas turbinas, proporciona a movimentação do gerador responsável por transformar energia mecânica em elétrica.
Assim, as usinas hidrelétricas transformaram-se na segunda maior fonte de produção de energia em todo mundo. Conheça abaixo as 10 maiores hidrelétricas do mundo em ordem decrescente:
10º Usina La Grande 2 – Canadá (5.328 MW)
A Usina La Grande 2 foi construída na região de Quebec, no Canadá, em 1992, em um projeto denominado “James Bay”, que envolveu a construção de uma série de barragens ao longo do rio La Grande. Caso o projeto original seja continuado e todas as barragens construídas ao longo do rio La Grande sejam concluídas, incluindo o projeto “James Bay II”, a usina de La Grande 2 produziria um total de 27.000MW e se tornaria a maior do mundo.
9º Churchill Falls – Canadá (5.428 MW)
Foi construída no início dos anos 1970 e é a maior do Canadá. Está localizada na barragem do Rio Churchill Falls, na região de Terra Nova e Labrador. Trata-se da maior hidrelétrica subterrânea do mundo.
8º Krasnoyarsk – Rússia (6.000MW)
A Rússia, sendo o país com o maior potencial hidrelétrico do planeta, não poderia estar de fora lista. A Usina de Krasnoyarsk é a segunda maior do país. Chama a atenção o tempo de espera para a conclusão dessa usina: suas obras se iniciaram em 1956 e foram concluídas em 1972. Sua utilização principal é abastecer as centrais produtoras de alumínio.
7º Sayano-Shushenskaya – Rússia (6.400MW)
Sayano-Shushenskaya é a maior usina hidrelétrica da Rússia. Sua construção aconteceu entre 1963 e 1985, na região do Yenisei, a sudeste da Região da Cacássia. Em termos de rendimento, é umas das principais usinas do mundo, pois apenas com 10 turbinas produz 6.400MW.
6º Grand Coulee – Estados Unidos (6.494MW)
A Usina Hidrelétrica de Grand Coulee é uma das usinas hidrelétricas mais famosas do mundo, em razão do seu tamanho e envergadura: sua barragem possui 1,6km de largura e o dobro da altura das Cataratas do Niágara. Quando concluída a sua construção, em 1974, liderou o ranking das maiores hidrelétricas do planeta.
5º Tucuruí I e II – Brasil (8.370 MW).
Localizada ao longo do Rio Tocantins, na cidade de Tucuruí, ao sul de Belém do Pará, a Hidrelétrica de Tucuruí é maior usina 100% brasileira (pelo menos até a conclusão da usina de Belo Monte) e apresenta o segundo maior vertedouro do mundo. A sua construção se deu entre os anos de 1974 e 1984.
Em 2008, a usina de Tucuruí passou por reformas que dobraram a sua capacidade, alcançando os 8.370 MW atuais. Apesar disso, a Usina pode passar por uma nova ampliação na produção de energia, com a construção de uma terceira casa de força. Caso isso ocorra, a produção poderá ultrapassar os 10.500MW, pulando para a quarta posição deste ranking.
4º Guri – Venezuela (10.200 MW).
A Hidrelétrica de Guri, também denominada por Central Hidrelétrica Simón Bolívar, está localizada no Rio Caroni e sua construção foi concluída em 1986. Essa usina garante o abastecimento de toda a Venezuela e ainda exporta parte de sua energia para o Brasil, mais especificamente o Estado de Roraima.
3º Belo Monte – Brasil (11.233MW)
A Usina de Belo Monte é a única da lista que ainda se encontra em fase de construção. Com a sua conclusão, ela se tornará a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a segunda maior da América Latina. Foi projetada para ter uma potência instalada de 11.233MW, mas deve operar apenas com 4.500MW, em razão do reservatório reduzido de que irá dispor. A previsão de sua conclusão é para o ano de 2015, com um custo estimado em R$26 bilhões de reais.
2º Usina de Itaipu – Brasil (14.000MW).
Até 2012, essa era a maior usina hidrelétrica do mundo. A sua mais notória característica é o fato de ser uma hidrelétrica binacional, sendo utilizada por Paraguai e Brasil, uma vez que se encontra na fronteira entre esses dois países, no Rio Paraná. Suas obras foram iniciadas em 1975 e concluídas em 1982, sua construção contou com uma cooperação mútua entre os dois países.
Dessa forma, como o Paraguai não utiliza totalmente a sua metade, vende o restante para o Brasil. A Usina Hidrelétrica de Itaipu é responsável por abastecer 19% da produção de energia brasileira.
1º Usina de Três Gargantas – China (18.200).
A Usina de Três Gargantas, localizada no Rio Yang Tsé, além de ser a maior hidrelétrica do planeta, exerce outras duas importantes funções: primeiramente, ela ajuda no controle de enchentes causadas pela dinâmica fluvial da região e, em segundo lugar, colabora para a facilitação do transporte hidroviário ao longo do Yang Tsé. O início de suas obras ocorreu em 1993 e sua conclusão aconteceu em 2012, com um custo estimado em US$25 bilhões.