De que forma o rubgi foi importante para a superaçao dos estigmas dos apartheid na africa do sul?
URGENTEEEEEEEE
Respostas
Resposta:
Explicação:
Durante quase todo o século XX a sociedade sul-africana ficou marcada pela segregação racial.
As modalidades mais praticadas naquele país africano eram: o Rugby, o críquete, o futebol e o boxe. O Rugby sempre foi associado à dominação branca – racista e repressora -, uma vez que era praticado pela elite.
No final da década de 1960 a África do Sul propôs à FIFA a possibilidade de disputarem as eliminatórias da Copa de 70 com duas seleções: uma apenas de negros e outra só com brancos. Pedido negado. O mundo do futebol estava ao lado da maioria dos sul-africanos, ao contrário da International Rugby Board (IRB), que manteve os Springboks (Como é conhecida a seleção sul-africana de Rugby) em suas fileiras durante a política de segregação interna, porém proibidos de disputarem torneios internacionais. Mesmo assim, o Rugby foi a referência esportiva do Apartheid.
A participação da África do Sul na sua primeira competição mundial após o fim do apartheid, a responsabilidade de sediar o evento, a presença de um jogador de pele negra na seleção sul-africana, a paixão dos sul-africanos pelo rúgbi, a capacidade de o esporte agregar uma nação.