4) "A metodologia comum aos vários ciclos de reformas tem-se traduzido em ignorar o professor como pessoa e, ao mesmo tempo, ignorar o estabelecimento de ensino como organização social. A superação do dilema a que me referi sugere o recurso a uma estratégia 'ecológica' que combine e torne concomitantes estas duas dimensões: professores e escolas mudam ao mesmo tempo, em um processo interativo. Trata-se, então, de construir dispositivos de formação que permitam otimizar as potencialidades formativas dos estabelecimentos de ensino." (CANÁRIO, 2006, p. 75) Isso significa dizer que a estratégia formativa deve:
a) contemplar as políticas do Estado.
b) estar centrada na escola.
c) ser focada nos critérios avaliativos.
d) ser estritamente para o mercado.
e) ser centrada no docente.
Respostas
Resposta:letra B estar centrada na escola.
Explicação:"Reside aqui a razão fundamental para a pertinência e o sentido da adoção de uma estratégia formativa "centrada na escola". A formação "centrada na escola" é uma das facetas de uma nova visão do estabelecimento de ensino, no qual ele é, simultaneamente, uma unidade estratégica de mudança e a unidade central da gestão do sistema." (CANÁRIO, 2006, p. 76)
Resposta:
b)
estar centrada na escola
Explicação:
"Reside aqui a razão fundamental para a pertinência e o sentido da adoção de uma estratégia formativa "centrada na escola". A formação "centrada na escola" é uma das facetas de uma nova visão do estabelecimento de ensino, no qual ele é, simultaneamente, uma unidade estratégica de mudança e a unidade central da gestão do sistema." (CANÁRIO, 2006, p. 76)