Considerando o panorama geral do agronegócio brasileiro e o conteúdo abordado nesta Unidade Curricular, associe os termos a seguir com suas respectivas informações de cadeia produtiva:
1. Soja.
2. Café.
3. Cana-de-açúcar.
4. Carne bovina.
( ) No Brasil, sua produção concentra-se nas regiões Centro-Oeste e Sul, nos estados de Mato Grosso, do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Goiás, mas outros estados estão aumentando o cultivo.
( ) Produção concentrada nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.
( ) O Brasil é considerado o maior produtor e exportador, e Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Bélgica são os maiores importadores.
( ) Os principais países produtores são Estados Unidos, China, Brasil, Índia e a União Europeia, e o Brasil conta com uma perspectiva promissora neste setor.
( ) Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste concentra-se a maior parte da produção e das indústrias que processam esta commodity.
( ) As projeções de consumo indicam que as demandas por esse produto no mercado internacional e no mercado interno devem continuar aumentando, pois, além da demanda de rações animais, também se estima que ocorrerá um grande aumento do consumo dessa commodity para a produção de biodiesel.
Após relacionar as colunas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
1, 2, 3, 4, 2, 1.
1, 2, 2, 4, 3, 1.
2, 2, 1, 3, 4, 4.
4, 3, 2, 1, 3, 2.
1, 3, 2, 4, 3, 1.
Respostas
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo é 1, 2, 2, 4, 3, 1.
A soja, o café, a cana-de-açúcar e a carne bovina estão entre as maiores produções nacionais.
A soja, cultura mais lucrativa para o país nos últimos tempos concentra-se em sua grande parte em Mato Grosso, do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Goiás, mas diversos estados vêm aumentando seu plantio, principalmente em períodos de safra, em consórcio como milho ou algodão. Além do seu uso em rações animais, como fonte proteica, pesquisas apontam seu potencial para o desenvolvimento de biocombustíveis.
O café concentra-se muito em regiões serranas. Em Minas Gerais há o predomínio do café arábica, e no Espírito Santo do café conilon, que é muito utilizado na formulação de blends com o arábica. O Brasil é o maior produtor e exportador do produto e a produção de café orgânico é um segmento que vem ganhando muito espaço devido ao preço elevado do produto.
A cana-de-açúcar, além de fabricar os produtos como o açúcar, a rapadura e a cachaça, é essencial para a produção do etanol biocombustível e suas indústrias e áreas produtivas concentram-se no Sudeste e Centro-Oeste.
A carne bovina vem ganhando seu espaço no cenário internacional, e a pecuária de corte vem crescendo cada vez mais com adoção de tecnologias que priorizam o bem-estar animal.