• Matéria: Filosofia
  • Autor: AndreiFerreira
  • Perguntado 7 anos atrás

Em 1923, uma autorização ministerial dava início à construção do edifício que abrigaria um instituto de ciências sociais vinculado à Universidade de Frankfurt, o Instituto de Pesquisas Sociais (Institut für Sozialforschung). O Instituto seria o ponto de convergência de um grupo de pensadores nascidos na virada do século XIX para o XX, basilarmente formado por Theodor W. Adorno (1903-1969), Max Horkheimer (1895-1973), Erich Fromm (1900-1980) e Herbert Marcuse (1898-1979).

​MOGENDORFF, Janine Regina. A Escola de Frankfurt e seu legado. In Verso e Reverso, vol. XXVI, n. 63, setembro-dezembro 2012. São Leopoldo: Unisinos, 2012.

​Sobre a escola de Frankfurt, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:

I. A Escola de Frankfurt tinha como princípio e finalidade a crítica sobre as indústrias modernas.
​II. Segundo Theodor Adorno, na sociedade moderna, o homem é totalmente livre para decidir por si mesmo, pois os fatores culturais externos são menos relevantes do que a vontade de cada ser humano.
III. De acordo com Marcuse, a felicidade e a realização humana, no mundo capitalista, são repletas de ilusões, frustrações. Na modernidade, são poucas as pessoas que conseguem ter tempo disponível para o prazer, cultura e religião.

​As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F.

Alternativa 2:
V, V, V.

Alternativa 3:
V, F, V.

Alternativa 4:
F, V, V.

Alternativa 5:
F, V, F.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

I é verdadeira. A Escola de Frankfurt, de inspiração marxista, era crítica do sistema capitalista de produção sem aderir ao modelo socialista, se apresentando como uma forma de refletir sobre os rumos da sociedade ocidental.

II é falsa. Para Adorno a cultura de massas e as imposições ideológicas e das estruturas econômicas limitam a liberdade humana de modo decisivo.

III é verdadeira, uma vez que os mecanismos de produção de valores e reprodução de mercadorias tornam do homem, segundo Marcuse, um "apêndice da máquina".

É correta a alternativa 5.

Perguntas similares