Respostas
Maioritariamente escrito em prosa, o texto narrativo é caracterizado por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de uma sequência de várias ações reais ou imaginárias. Essa sucessão de acontecimentos é contada por um narrador e está estruturada em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Resposta:
NARRATIVA DESCRITIVA
A narrativa descritiva é um tipo de narrativa que apresenta a descrição de algo, seja de uma pessoa, um objeto, um local, etc. Assim, ele expõe apreciações, impressões e observações de algo indicando os aspectos, as características, os detalhes singulares e os pormenores.
Alguns recursos linguísticos relevantes na estruturação das narrativas descritivas são: a utilização de adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações.
Estrutura das narrativas descritivas De forma geral, as narrativas descritivas seguem a estrutura básica:
Introdução: apresentação sobre o que (ou quem) será descrito.
desenvolvimento: realização da descrição (objetiva ou subjetiva) de algo.
conclusão: término da descrição.
Tipos de narrativas descritivas
A descrição é classificada de 2 formas:
Descrição objetiva: descrição realista ou denotativa sobre algo sem que haja algum juízo de valor.
Descrição subjetiva: descrição que envolve as impressões pessoais do autor e, por isso, apresenta o sentido conotativo da linguagem.
Alguns exemplos de textos descritivos
Diário
Relatos
Biografia
Notícia
Cardápio
Exemplo de narrativa descritiva
A Carta de Pero Vaz de Caminha é um relato de viagem, sendo, portanto, um exemplo de descrição:
"Também andavam, entre eles, quatro ou cinco mulheres moças, nuas como eles, que não pareciam mal. Entre elas andava uma com uma coxa, do joelho até o quadril, e a nádega, toda tinta daquela tintura preta; e o resto, tudo da sua própria cor. Outra trazia ambos os joelhos, com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas e com tanta inocência descobertas, que nisso não havia nenhuma vergonha. Também andava aí outra mulher moça com um menino ou menina ao colo, atado com um pano (não sei de quê) aos peitos, de modo que apenas as perninhas lhe apareciam. Mas as pernas da mãe e o resto não traziam pano algum."
Explicação: espero ter ajudado, bons estudos (: