• Matéria: Saúde
  • Autor: mariadocerrado5
  • Perguntado 7 anos atrás

A institucionalização durante muito tempo foi sinônimo de rejeição e descuido e ainda é a realidade vivida em grande parte das ILPI’s do Brasil. Atualmente se fomenta que esta seja um recurso para lidar com os fatores biopsicossociais do processo de envelhecimento. Ao longo do século XXI, uma série de transformações individuais e sociais tem levado à institucionalização dos idosos. Leia atentamente as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A saída da mulher para o mercado de trabalho impactou na ausência de um cuidador familiar de tempo integral e na sobrecarga de alguns membros da família para o cuidado com o idoso.

II. O aumento da expectativa de vida ao longo do último século tem impactado no número de idosos que vivem sozinhos, porém sem patologias e, por isto, a procura pelas instituições tem aumentado de forma a aumentar a sociabilidade dos idosos.

III. A criação das ILPI’s vem ao encontro da Política Nacional do Idoso como um modelo substitutivo ao cuidado familiar, uma vez que os laços afetivos do idoso são frágeis e insuficientes para promover o cuidado de forma integral.

Alternativas:

As afirmações I, e III estão corretas.
As afirmações I, e II estão corretas.
A afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas


Respostas

respondido por: Danas
0

As afirmativas I e II estão corretas.

Os laços famílias continuam sendo muito fortes, porém, o número de idosos que procuram, ou que são forçados a ir para instituições de cuidados com idosos é bastante grande devido a vários fatores, como a inserção da mulher no mercado de trabalho, e as dificuldades econômicas que as pessoas enfrentam.

Porém, existem movimentos que estão voltados para a importância da saúde e das praticas saudáveis para permitir um envelhecimento saudável.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares