A sociologia surge como ciência da necessidade de compreender as complexidades do mundo moderno a partir das transformações estruturais resultantes da Revolução Industrial e implementação da sociedade capitalista. A partir disso, temos Auguste Comte entre os primeiros pensadores da sociologia e chama atenção para o debate com o positivismo. Émile Durkheim, segue essa linha e entende as formas de solidariedades como pilares da coesão social. Por sua vez,Karl Marx trouxe ao debate a dialética e o materialismo histórico como forma de entender os aspectos da sociedade capitalista. Enquanto isso, Max Weber formula a teoria dos modelos ideais na compreensão dos sentidos das ações sociais. A partir da ideia de compreender a sociedade e as relações sociais, a educação, também, tornou-se tópico de discussão entre estes autores. Elaborado pelo professor, 2019. Seguindo esse contexto e as linhas de pensamento dos clássicos da sociologia, sobre o papel da educação e o formato do sistema educacional, podemos afirmar que: Alternativas Alternativa 1: A sociologia interage com a educação com o objetivo de olhar a complexidade da sociedade e transmitir o conhecimento sobre as diferentes culturas ao nosso redor. Alternativa 2: Pela perspectiva de Durkheim, a educação poderia ser vista como um fato social, pois tem tanto o papel de manter a coesão e a solidariedade que une a sociedade, quanto pelo fato de ter o poder de coerção social, independente, da vontade dos indivíduos. Alternativa 3: Para Karl Marx, como o capitalismo funcional de maneira igual em todos os lugares, a educação deveria ser pautada no positivismo e objetivar a elaboração de leis gerais, assim, toda a classe operária poderia se libertar da alienação da burguesia e iniciar a luta de classes. Alternativa 4: Para August Comte, a sociedade moderna ainda não atingiu o ápice da maturidade social, que seria fundamentar o pensamento social nos pressupostos positivistas. Por isso, seria papel da educação estudar os fenômenos da sociedade de maneira científica e os currículos escolares deveriam ser totalmente fragmentados. Alternativa 5: A racionalidade é a chave do pensamento de Max Weber. Para o autor é a partir da investigação científica que o conhecimento é transmitido de maneira adequada para a sociedade, ou seja, a educação deve ser baseada em fundamentos lógicos. Por isso, existem três estágios do pensamento: o teológico, o metafísico e o racional
Respostas
respondido por:
15
Alternativa 1.
Todos os autores acima expostos, apresentam suas próprias concepções a respeito da importância da Sociologia para sociedade, no sentido de conscientizar os individuos a respeito das diferentes relações de poder.
De todo modo, um dos principais objetivos da Sociologia se traduz na capacidade de transmitir a diversidade cultural existente em nossa sociedade, para a formação de individuos conscientes e capazes de lutar por uma sociedade mais democrática e justa.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás