Respostas
Resposta:
Mito e filosofia são duas coisas distintas, mas o que acontece, na maioria das vezes, de serem confundidas ou a filosofia ser considerada um mito.
A filosofia é o estudo de problemas relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à liberdade. A filosofia se distingue da mitologia, da ciência e da religião por sua ênfase em argumentos racionais. Faz parte dos métodos filosóficos a argumentação lógica, a análise conceitual e as experiências de pensamento.
Já o mito, é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura, com o objetivo de explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do mundo e do homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. O mito pode referir-se à crenças comuns sem fundamento científico ou até em acontecimentos históricos.
O mito é uma forma de explicar um fenômeno de forma fantasiosa, onde os personagens possuem poderes e talentos especiais. A filosofia procura encontrar respostas para indagações de forma bem particular, uma verdade incontestável, ao contrário da ciência, usando o raciocínio humano.
A relação existente entre o mito e a filosofia é de oposição, contrariedade, pois procuram buscar soluções de formas diferentes,opostas.
Explicação: