Respostas
Explicação:
A mídia televisiva exerce muita influência sobre o esporte. Jornais, revistas, rádio e internet. De fato, o esporte é onipresente e ocupa espaços relevantes em todas elas. O futebol foi o assunto que mais apareceu, acima de quaisquer temas políticos, econômicos e culturais. Mídia e esporte têm, hoje, uma relação de interdependênciaextremamente forte. Entretanto, essa relação não é apenas de divulgação do esporte na mídia. A mídia também assume o papel de participar da determinação dos rumos do esporte (horários, regras, formas de disputa, etc.), de enfatizar certa compreensão de esporte, de defender ou atacar políticas públicas de esporte, enfim, mais do que apenas informar sobre o esporte, a mídia influencia o esporte. Se oesporte tem o apoio da comunicação de massa, ele tem divulgação e deixa de estar, nem que seja por pouco tempo no anonimato. O Brasil é considerado o país do futebol, podemos reparar que não passamos um dia sem constatar uma notícia de futebol na TV, já não podemos dizer o mesmo da patinação artística ou até mesmo da corrida, que só é lembrada em época de São Silvestre, maratona do rio e SãoPaulo, Volta da Pampulha, e só é lembrada nessa época devido a transmissão destas pela globo ou outra emissora. Portanto, a mídia influi até mesmo na parte financeira do esporte.
“Basta ligar a televisão e ´zapear´ um pouco com o controle remoto: o esporte está em toda a parte. Não apenas nos programas e noticiários especificamente esportivos, em que é produto espetacular, mas nos filmes, nosprogramas de auditório, de entrevistas, nos telejornais, nos desenhos animados, nas telenovelas e nos seriados. Nos anúncios publicitários, é invocado para vender sorvete, assinatura de jornal, remédio, automóvel, desodorante, serviços bancários, refrigerante” (BETTI, 1998).
Atualmente vem se falando muito em esportes (vôlei, futebol, tênis ou qualquer outra modalidade) e nos seus benefícios, dentre eletemos: união entre pessoas, benefícios para a saúde, apreciar um espetáculo esportivo, entre vôlei, futebol, tênis ou qualquer outra modalidade. Só que a mídia interfere no esporte com a sua forma de consumo. A mídia tem um papel fundamental na visão do esporte transmitida na sociedade, cada vez mais o esporte vem-se tornando uma mercadoria e forma de consumo, explorando atletas bem-sucedidos emseus interesses econômicos, fazendo com que a sociedade seja induzida ao consumo, como exemplo: a (COCA-COLA) que patrocina os clubes para que as pessoas assistam aos jogos e sejam induzidas para tomar o refrigerante. Portanto, a mídia influencia no esporte de acordo com seus interesses econômicos e políticos, sempre com a intenção de aumentar a audiência e os seus lucros.A mídia no esporte.
O esporte atualmente é o esporte da mídia e isto esta acontecendo porque a mídia e neste caso a televisão, como sendo o maior meio de comunicação de massa, tem que defender seus interesses econômicos, políticos, sociais e ideológicos perante o povo. Para o autor a televisão devorou as outras mídias por dar a visibilidade que o esporte tem hoje.
Isso faz com que o esporteseja da mídia em especial da televisão começam com a ênfase dada a falação esportiva, que tem como característica informar e atualizar as pessoas dos bastidores do mundo esportivo, contar histórias dos atletas e clubes, criarem expectativas para conquistar adeptos e aumentar a audiência. Ainda as previsões de resultados e as contratações devem ser disseminadas pela população. As explicações ejustificativas dos erros e acertos dos árbitros promovem aos telespectadores muitas emoções, criando polêmicas e rivalidades. Por fim critica e dramatiza os grandes acontecimentos que marcam a vida esportiva.
Outra característica é a monocultura esportiva. Podemos observar claramente que em nosso país o futebol é destaque, principalmente na televisão aberta. Por assinatura os esportes radicais...