O foco central da obra de Maquiavel sempre foi o Estado. Neste sentido, empreendeu um questionamento incessantemente de como instaurar um Estado estável, isto é, como resolver o ciclo de estabilidade e caos que marcava a sociedade de seu tempo. Buscou analisar o Estado, não aquele imaginário e que nunca existiu; mas aquele que é real e concreto.
Em seu processo de análise sobre o Estado, Maquiavel utiliza uma metodologia que define-se como:
Escolha uma:
a. Maquiavel atribui ao Estado um papel secundário no processo de organização social, desconsiderando suas implicações políticas como fatores explicativos da forma de funcionamento da sociedade.
b. O Estado deve ser analisado através de seus aspectos ideológicos, pois o mais importante é a forma como aparece representado para a sociedade.
c. O Estado é um objeto de estudo recorrente na obra de Maquiavel, onde a realidade concreta e a verdade efetiva das coisas são condições essenciais para a sua compreensão.
d. Para Maquiavel, a realidade concreta e a verdade objetiva das coisas são condições inexistentes no processo de compreensão do Estado, pois a sociedade é mantida sob o domínio ideológico de forma permanente.
Respostas
respondido por:
2
A assertiva que traz a resposta correta sobre o processo de análise sobre o Estado, feita por Maquiavel é a letra: c. O Estado é um objeto de estudo recorrente na obra de Maquiavel, onde a realidade concreta e a verdade efetiva das coisas são condições essenciais para a sua compreensão.
Tem-se como exemplo a obra "O príncipe", na qual Maquiavel relata exatamente a importância do exercício do poder pelo príncipe, que seja realizado de forma que mantenha a ordem, de acordo com a observância da realidade concreta daquele Estado, evitando-se, assim, a barbárie. Uma frase conhecida de sua obra é: "É bem mais seguro ser temido do que amado".
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás