Respostas
Resposta:
A definição atual e mais completa de Psicologia é de que a Psicologia é a ciência que estuda os processos da mente humana; que envolvem pensamentos, emoções, a racionalidade, traumas, além do comportamento humano como um todo.
Resposta:
Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. O objetivo da psicologia é diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios emocionais e doenças mentais.
A psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano. Para isso, o psicólogo (profissional da psicologia) utiliza de métodos capazes de analisar os fenômenos comportamentais e psíquicos dos pacientes. Os comportamentos dos animais, por outro lado, são estudados pela Etologia.
Grande parte das investigações em Psicologia são realizadas através do método de observação, sendo a observação sistemática, delimitada pelas condições do que se pretende observar, a mais utilizada. Em alguns casos, a observação é ocasional, isto é, não segue um plano pré-estabelecido.
A palavra psicologia provém dos termos gregos psico (alma ou atividade mental) e logía (estudo).
Explicação:
Segundo o psicólogo austríaco H. Rohracher, psicologia "é a ciência que investiga os processos e estados conscientes, assim como as suas origens e efeitos". Esta definição indica bem a dificuldade de abranger em um só conceito todos os fenômenos psíquicos.
São possíveis e justificáveis dois aspectos fundamentalmente distintos: o das ciências naturais, que procura uma explicação causal, e o das ciências filosóficas, que pede uma explicação de sentido.