• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cindy0812
  • Perguntado 7 anos atrás

Matheus, uma criança de 3 anos, iniciando no ambiente escolar, ainda não teve contato com o alfabeto. Ou seja, sem conhecer a forma escrita de nossa linguagem, vê, certo dia, da janela de seu quarto, muita fumaça no prédio em frente ao seu e, aflito, grita com toda força: — Fogo!!! Considerando que Matheus ainda não está alfabetizado e não ouviu nenhum comentário de outras pessoas ao se deparar com a cena da fumaça, como ele conseguiu identificar e codificar a cena por meio de uma expressão que a definiu como fogo? Com base nessa pequena história, elabore um texto, de no máximo dez linhas, com argumentos para justificar o fato de a criança ter conseguido produzir a ideia provável do acontecimento, sem ser alfabetizada e com pouca idade. Escreva sua resposta no campo abaixo:

Respostas

respondido por: ThaalytaFerreira
6

Matheus mesmo não sendo alfabetizado, ao ver muita fumaça veio em sua mente a ideia de ter algo pegando fogo. Por ser muito pequeno, Matheus pode ter visto na televisão seja em desenhos ou jornais, algo pegando fogo...

Como sempre que algo pega fogo sai fumaça, ele deve ter relacionado a fumaça com o fogo!Logo quando viu muita fumaça, pensou em algo pegando fogo.

Espero ter ajudado e dado 10 linhas isso daí :)

respondido por: grasieletiros
10

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Segundo Paulo Freire, o mundo das ideias antecede o mundo das palavras. Por isso, a criança, ao ver a fumaça, compreendeu que aquilo era fogo, uma vez que a fumaça é uma consequência ou um indicativo de fogo. Matheus não precisou conhecer o mundo das palavras para fazer uma leitura do que acontecia. Mesmo com pouca idade, já havia passado por uma experiência anterior, na qual a fumaça indicava fogo.

Explicação:

Perguntas similares