porque uma parte da população mora em áreas inadequadas à habitação ajudaaaaaaaa!!!!!!!!!! e pra hj ;---;
Respostas
Resposta:
Ainda que para responder essa pergunta precisa compreender todo um processo histórico, social e cultural, tentarei resumir. Vamos lá! ^^
Como sabemos, em 13 de maio de 1888 houve a abolição da escravatura, por meio da Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel. No entanto, engana-se quem pensa que a vida dos agora ex-escravos seria tratada com igualdade. Na verdade, em 1850, 38 anos antes da abolição da escravatura, foi criada a Lei de Terras, uma medida preventiva tomada, a fim de impedir que os escravos, na época, também pudessem se tornar donos de terras após a abolição, já que previam que isso fosse acontecer em um curto espaço de tempo.
Enfim, pós abolição, sem recursos para obter a posse da terra legalmente, os ex-escravos precisaram buscar um local para se abrigar e então viu a solução em espaços não habitados e, aparentemente, reconhecidos pelos que estavam no comando, na época.
Isso, por exemplo, desencadeou o que chamamos de favelização. Pessoal começou a alojar-se em morros e desenvolver toda uma vida nesses lugares.
Hodiernamente é possível se observar que uma parte massiva da população é deslocada da sua comunidade para que se dê espaço à construção de uma empresa, edifício ou algo do tipo.
Com o espaço mais urbanizado e atraente para o comércio e economia em geral, pessoal tende a não voltar para próximo ao local que habitava por conta da supervalorização imobiliária (valor alto por cada m², tendenciando para uma verticalização, que é basicamente a construção de mais prédios para alocar a população ou desenvolver o comércio sem maior investimento na compra do espaço) acometida após toda aquela série de investimentos no local.
Tudo isso gerou um verdadeiro déficit habitacional, isto é, toda aquela parte massiva da população que foi retirada de seu local e não pôde retornar, acabou alojando-se em conjuntos habitacionais, por exemplo, feitos com recursos públicos, onde também favoreceu ao surgimento de mais ocupações irregulares e o aumento das já existentes.
Outrossim, a maioria dos que residem em conjuntos habitacionais, migram para as ocupações irregulares, pois seus salários são inferiores quando comparados ao aumento das prestações das moradias.
Concluindo, percebeu que existe uma semelhança quanto o que ocorria lá em meados do século 19 ao que agora, no século 21? Estudamos os fatos do passado mas percebe que ele ainda se perpetua nos dias atuais? Não resolvemos o problema, só o "acobertamos", demos nomes diferentes e julgamos aqueles que dormem na rua por irresponsabilidade e desleixo. Expulsamos-os da calçada da loja para que se dê visibilidade aos produtos fornecidos nela porque com o lucro, mais tarde, o patrão jantará dinheiro enquanto o pobre, a esperança.