• Matéria: Contabilidade
  • Autor: dora123
  • Perguntado 7 anos atrás

Falta só a 3, 4 e 5

me ajudem por favor​

Anexos:

dora123: Esqueci de falar da 6 também

Respostas

respondido por: potiguarn
2

3) Basicamente a diferença entre custo e despesa é que o custo está relacionado diretamente à atividade fim da entidade, já despesa, não. Para ficar melhor de entender vou dar um exemplo, imagine um hospital, sabemos que atividade fim de um hospital é prestar um serviço, então a mão de obra utilizada na prestação deste serviço, bem como os materiais utilizados na prestação do serviço são considerados custos, ou seja, em um hospital temos como custos: salário dos médicos, enfermeiros, medicamentos utilizados no atendimento etc.

Já nas despesas de um hospital podemos ter como exemplo os gastos com a administração: departamento de finanças; marketing etc.

4) Para entender melhor esta questão e a seguinte, você deve olhar a estrutura de uma DRE.

O lucro bruto é a diferença entre a receita líquida e o custo, lembrando que antes da receita líquida temos a receita bruta, que ao sofrer as deduções transforma-se em receita líquida.

Já o lucro operacional é a diferença entre o lucro bruto e as despesas operacionais.

5) Como eu já havia mencionado na questão anterior, as deduções atuam na receita bruta. Imagine uma empresa comercial, sabemos que ela vende mercadorias, então o total de receita adquirida com a venda dessas mercadorias será a receita bruta. Só que nem tudo é mil maravilhas, nessas mercadorias vendidas incidem tributos, tais como o ICMS, além disso, alguns clientes não gostam da mercadoria e devolvem, ou até mesmo pode ter sido feito um acordo e o preço da mercadoria tenha sofrido um abatimento. Portanto, o conjunto dessas desses fatores (impostos, deduções, abatimentos) que atuam na receita bruta, chama-se deduções.

Diferentemente das deduções, que atuam sobre a receita bruta, as despesas atuam diretamente sobre o lucro bruto.


dora123: me salvou
potiguarn: :)
dora123: me ajuda na 6 tbm?
potiguarn: Posso sim.
potiguarn: Posso sim. Funciona assim, as empresas podem ter outros tipos de receitas que não estejam relacionados com a atividade econômica que realizam, então uma empresa que presta um serviço pode ocasionalmente, por exemplo, vender um veículo que ela não está mais utilizando. Só que neste caso não se trata de uma receita operacional, haja vista que a atividade desta empresa é a prestação de serviços.
potiguarn: É justamente o que ocorre na questão 6, a empresa possui participação em outra empresa e com isso tem uma receita aficional, esse tipo de receita é classificado em um subgrupo de "outras receitas", que vem após a apuração do lucro bruto.
dora123: obrigada
dora123: :D
potiguarn: Por nada ;)
Perguntas similares