Segundo manual de orientação lançado em 2009, pelo Ministério de Educação e Cultura, sob o título: Gênero e Diversidade na Escola, “O etnocentrismo consiste em julgar, a partir de padrões culturais próprios, como ‘certo’ ou ‘errado’, ‘feio’ ou ‘bonito’, ‘normal’ ou ‘anormal’ os comportamentos e as formas de ver o mundo dos outros povos, desqualificando suas práticas e até negando sua humanidade.” (BRASIL, 2009, p. 24). A partir dessa definição, podemos afirmar que:
I. Não considerar o relativismo cultural pode nos levar a pensamentos e atitudes de intolerância e até de conflitos sociais, pois, se não conseguimos ver o mundo a não ser sob a nossa própria ótica cultural, não conseguiremos fugir do etnocentrismo e nunca poderemos compreender as diferenças existentes em tempos e espaços também diferentes.
II. O conceito de etnocentrismo parte do princípio de interpretar as diferenças culturais a partir de critérios de superioridade e inferioridade para a classificação dos povos.
III. É a partir da intolerância que conseguimos dar passos à frente na evolução da humanidade, o relativismo cultural é um atraso na evolução da cultura.
IV. O etnocentrismo é a única maneira de compreender as diferenças culturais e de conviver harmonicamente com a pluralidade cultural.
V. Estão corretas:
Apenas a afirmativas II e III.
Apenas a afirmativas III e IV.
Apenas as afirmativas I e II.
Apenas II, III e IV.
Apenas as afirmativas I e IV.
Respostas
respondido por:
1
I é verdadeira, sendo o combate ao etnocentrismo uma forma de tentar, metodologicamente, superar eventuais limitações conceituais.
II é verdadeira, sendo este tipo de pensamento usado como justificativa ideológica para a escravidão e o desrespeito sistemático aos direitos dos povos.
III é falsa. A intolerância antes serve para atrasar que para avançar.
IV é falsa, uma vez que ele considera tudo o que é diferente como inferior e promove conflitos.
É correta a alternativa C.
respondido por:
0
Resposta: Afirmativas I e II.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás