• Matéria: História
  • Autor: elizagela82
  • Perguntado 7 anos atrás

todas tradisoes catolicas​

Respostas

respondido por: mat200506
0

Resposta:

A Tradição católica, ou a Tradição Apostólica,[1] é a autoridade e a acção contínua da Igreja Católica, especialmente do seu Magistério, que através dos apóstolos e da sucessão apostólica (os Papas e os Bispos unidos ao Papa), transmite "tudo aquilo que ela [a Igreja católica] é e tudo quanto [ela] acredita", para todo o mundo, ininterruptamente, desde o advento salvífico de Cristo até a atualidade. (conf. Dei Verbum, 1965)[2] Esta acção contínua de "transmissão da mensagem de Cristo" (ou Evangelho) é feita "mediante a pregação, o testemunho, as instituições, o culto, os escritos inspirados", para assegurar que os católicos vivam a fé de um modo fiel à Verdade revelada por Deus.[1]

A Tradição apostólica, que, segundo a Igreja, transmite fiel e ininterruptamente a Revelação divina (Palavra de Deus) até aos dias de hoje, é realizada de duas maneiras indissociáveis:

a Tradição oral ou simplesmente a Tradição, radicada essencialmente no testemunho dos Apóstolos à revelação de Jesus, aos quais Ele "deixou o encargo de levar o Evangelho da Salvação a todas as criaturas, testemunho depois assumido" e transmitido integralmente aos fiéis pelos bispos unidos com o Papa. A Tradição "conserva a Palavra de Deus, confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, e transmite-a integralmente aos seus sucessores" (os bispos unidos com o Papa), "para que eles, com a luz do Espírito Santo, fielmente a conservem, exponham e difundam na sua pregação".[3][4]

a Tradição escrita ou a Bíblia, que é o produto do registo escrito da Palavra de Deus, realizado pelos quatro evangelistas e outros escritores sagrados, sempre inspirados pelo Espírito Santo. Inicialmente, antes do seu registo escrito, a Palavra de Deus era apenas transmitida oralmente (Tradição oral). Para os católicos, a Bíblia é constituída por 73 livros, organizados no Antigo Testamento e no Novo Testamento (a palavra testamento significa, neste caso, aliança entre Deus e o homem).[3]

Os vários produtos da Tradição apostólica, como por exemplo a Bíblia, o Credo, a Liturgia, os escritos e testemunho dos Padres da Igreja, as afirmações e documentos pontifícios, as orações e os diversos ensinamentos e documentos dos concílios ecuménicos, são considerados muito importantes para a transmissão da fé católica, sendo por isso muitas vezes registados, posteriormente, por escrito como foi, por exemplo, no caso da Bíblia, mas um "produto da Tradição" só se constitui um elemento imutável ou "básico seu, apenas quando tal produto serviu para transmitir a fé numa forma invariável desde os primeiros séculos da Igreja", até mesmo aos dias de hoje. "Exemplos de elementos básicos são a Bíblia [...], o Símbolo dos Apóstolos ou Credo, e as formas básicas da liturgia da Igreja", logo muitos produtos da Tradição apostólica não são imutáveis, podendo alguns serem posteriormente modificados na sua forma, mas o seu conteúdo essencial, que é a Verdade revelada, continua inalterável

Perguntas similares