Conforme Carvalho (1996, p. 105), “quando se espera um filho, geralmente os pais costumam depositar todas as suas ilusões e algumas de suas frustrações nesse ser que cresce no ventre materno”. Com essa colocação, percebe-se, resumidamente, qual é o pensamento e quais as expectativas dos pais que esperam um bebê. Porém, devido a múltiplas razões, muitas vezes desconhecidas, nascem bebês com algum problema neuropatológico e físico, o que acaba sempre por afetar, de algum modo, a família e sua estrutura já constituída ou ainda por constituir. Ressalta-se que a família passa por diversas fases antes do reconhecimento da necessidade especial de um filho, que leva aos pais a passar por:
Escolha uma:
a. Reação inicial de aceitação total e busca de um culpado.
b. A interação social, comunicação e presença de comportamentos e atividades estereotipadas.
c. Diferentes maneiras de agir com as pessoas.
d. Reações emocionais que se conhecem como negação, raiva, busca do culpado, depressão e aceitação.
e. Experiências sem motivos com fatores dominantes.
Respostas
respondido por:
0
Letra D.
As etapas presentes em uma família que recebe a notícia de que o filho é deficiente, são devidamente descritas na alternativa acima, ou seja, desde o processo de negação total até a total aceitação.
Dessa forma, sabe-se que esta criança só será capaz de se desenvolver em um ambiente que seja acolhida, somente através de atitudes coerentes dos familiares, ao proporcionarem um ambiente acolhedor e seguro.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás