4)
Leia o trecho do texto a seguir:
"O conto, portanto, abstrai tudo quanto, no tempo, encerre importância menor, para se preocupar apenas com o centro nevrálgico da questão. Isso explica que ao conto repugne a ‘duração’ bergsoniana ou a complicada inserção de planos temporais, feita com o auxílio da memória associadora de fatos passados, ou de outro expediente análogo. O conto caracteriza-se por ser ‘objetivo’, atual: vai diretamente ao ponto, sem deter-se em pormenores secundários. Essa ‘objetividade’ observável ainda noutros aspectos adiante examinados, salta aos olhos com as três unidades: de ação, lugar e tempo. Às unidades de ação, lugar e tempo deve-se acrescentar a de tom. Entende-se por isso que todas as partes da narrativa devem obedecer a uma estruturação harmoniosa, com o mesmo e único objetivo. Este, por sua vez, corresponde à preocupação de todo contista no sentido de provocar no espírito do leitor numa só impressão, seja de pavor, piedade, ódio, simpatia, acordo, ternura, indiferença, etc., seja o contrário delas. Compreende-se melhor que no conto tudo deve convergir para essa impressão singular, quando nos lembramos de que ele opera com a ação e não com caracteres. Os últimos estão fora de interesse geral da narrativa curta, muito embora as personagens estejam longe de ser confundidas com bonecos de mola nas mãos do ficcionista. Mas é que este, tendo em vista a unidade da impressão, jamais pode permanecer longo tempo em sua análise. Seu fito não consiste em criar seres vivos à nossa imagem e semelhança, como pretende o romance, mas situações conflituosas em que todos nós, indistintamente, podemos espelhar-nos. Daí vem que todo o esforço criador se concentra na formulação dum drama em torno dum sentimento único e forte a ponto de desencadear uma impressão correspondente no espírito do leitor".
(Fonte: MOISÉS, Massaud. A criação literária: introdução à problemática da literatura. São Paulo: Melhoramentos, 1973, p.126, grifos do autor).
Considere tudo o que foi dito sobre o conto e atente-se parar as afirmações:
I. A descrição é fundamental ao contista, uma vez que ela ajuda a compor a unidade almejada;
II. É comum ao conto que seus elementos convirjam para um só ponto, para um ponto uno;
III. O conto, como a crônica, se preocupa com sua extensão limítrofe, isso altera sua composição estrutural;
IV. O conto, assim como o drama, preocupa-se com a manutenção da unidade em sua estrutura;
V. O conto prima pela unidade, mas visa uma multiplicidade de impressões no ato da leitura.
Considere as afirmações, o excerto lido e escolha abaixo a alternativa que contém os itens considerados corretos:
Alternativas:
a)
II, III e V.
b)
II, III e IV.
c)
I, II e III.
d)
I, II e V.
e)
III, IV e V.
Respostas
respondido por:
13
Resposta:
Explicação:
renata34:
Resposta : B, II,III, IV
respondido por:
28
Resposta:
Adg4 - Teoria da Literatura
1. c)
apenas I, IV e V.
2. d)
V - V - F - V - F
3. a)
V - V - F - F - V
4. a)
apenas I, II e IV.
Explicação:
Para esta questão a resposta é: apenas I, IV e V.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás