Sabe-se que respeitar o direito de descanso é direito de todo trabalhador. Sobre os intervalos de descanso do trabalhador (interjornadas e intrajornadas), assinale a alternativa correta: a) A partir da reforma trabalhista, o intervalo intrajornada poderá ser de 30 minutos para jornadas acima de 06 horas. b) O intervalo interjonada, aquela pausa concedida ao empregado, entre o final de uma jornada diária de trabalho e o início de nova jornada no dia seguinte, é de 18 horas. c) O intervalo intrajornada, pausa que ocorre dentro da jornada diária do trabalhador, deve ser de, no mínimo, 02 horas para jornada diária de 8 horas. d) O intervalo interjornada para os trabalhadores que laboram 06 horas é de 20 minutos. e) O intervalo intrajornada para os trabalhadores que laboram 04 horas é de 01 hora.
Respostas
Sobre os intervalos de descanso do trabalhador podemos afirmar que a) A partir da reforma trabalhista, o intervalo intrajornada poderá ser de 30 minutos para jornadas acima de 06 horas.
O intervalo Intrajornada é o lapso temporal no transcorrer da própria jornada, isto é, entre o início e término da prestação de serviços. Em outras palavras, é o período destinado à alimentação ou ao repouso no decorrer da jornada de trabalho.
Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual deve ser, no mínimo 30 minutos.
Espero ter ajudado.
Resposta:
a) A partir da reforma trabalhista, o intervalo intrajornada poderá ser de 30 minutos para jornadas acima de 06 horas.
Explicação:
Outra mudança desse artigo permitiu que o intervalo de 1 hora pudesse ser reduzido para somente 30 minutos, desde que o Ministério Público do Trabalho autorize a mudança.